Você trocou as almofadas, criou uma parede de destaque ou comprou um tapete novo, mas nada está trazendo personalidade ao seu espaço. Quando isso acontece, há uma grande chance de que seja alguma das tendências de decoração mais permanente que está causando estragos de estilo em sua casa.
As tendências de decoração estão sempre indo e vindo – e os gostos de todos são diferentes – mas para fazer sua casa sempre fresca e alinhada com seus gostos, aqui estão os recursos que os designers dizem que não estão ganhando nenhum prêmio de popularidade nos dias de hoje.
+ Luxo, design e glamour em Roma: conheça o Hotel de la Ville
+ Toques rústicos e industriais: aprenda como deixar a decoração com ar mais moderno
+ Móveis antigos: saiba como usar essas peças na decoração sem deixar com ar ultrapassado
1. Cozinhas monocromáticas
Gil Walsh, da Gil Walsh Interiors, diz que a cozinha toda branca está saindo de moda. “Com as pessoas passando mais tempo em suas casas, elas desejam cores, padrões e texturas”, diz ela. “Aparelhos e ferragens pretos, brilhantes ou foscos, farão aparições nas cozinhas em 2023.
Combine o preto com um verde suave para os armários, e exiba louças coloridas em prateleiras abertas.” Mesmo os amantes de cozinhas totalmente brancas e super neutras podem fazer alguns ajustes se estiverem entediados com o visual – opte por novas portas de armário ou tente pendurar luminárias vibrantes sobre uma ilha para dar personalidade.
2. Espaços abertos
A designer de interiores Carol Lang acredita que “o conceito aberto não é tudo o que se espera”. Isso foi especialmente verdadeiro para seus clientes em 2020, quando muitas pessoas tiveram que transformar suas casas em escritórios improvisados, ajudando-os a perceber “o incrível valor das portas!”
Isso não significa necessariamente que as salas fechadas estão na moda agora – é um pouco mais sutil. “Não estou mais recebendo pedidos de andares totalmente abertos, mas, em vez disso, os clientes estão procurando um grande espaço com salas satélites”, diz Lang.
3. Tetos texturizados
Linda Smith, da BLDC Design, diz que vale a pena olhar para cima e ver o que está acima de você. “Seu teto tem uma textura ou um acabamento em espiral? É hora de ter essas áreas suavizadas para um acabamento plano e limpo e pintadas com tinta neutra.” Embora esse visual tenha sido popular anos atrás, é mais seguro escolher um visual mais básico e adicionar textura em sua casa de outras maneiras.
4. Salas de jantar inexistentes
Há relativamente pouco tempo, as salas de jantar começaram a parecer espaços supérfluos. Dedicar um cômodo inteiro para refeições e entretenimento parecia desnecessário, especialmente em casas pequenas e nos últimos dois anos, quando grandes reuniões não eram uma prioridade.
Isso agora está mudando de volta. “Por muitos anos, tive clientes que pediram explicitamente para reaproveitar as salas de jantar como escritórios, salas de jogos, salas de bilhar e muito mais”, diz Lang. “Recentemente, estou ouvindo mais pedidos para manter um espaço de jantar separado e formal. Então, acho que isso pode ter a ver com menos dependência de restaurantes e mais reuniões em casa.”
5. Salas de estar separadas
Por outro lado, Lang está vendo muito menos quartos familiares separados e salas de estar formais. Então, casas que têm essa divisão tendem a conceder a um desses espaços um propósito diferente. “Em vez disso, geralmente fazemos uma sala de estar multifuncional que parece mais casual e adequada para toda a família!”
6. Bancadas laminadas e azulejos
Existem algumas características de uma cozinha que podem ditar fortemente a aparência geral, sendo as bancadas uma delas. Quando isso parece ruim, todo o espaço de cozimento pode parecer datado e isso geralmente se resume ao material ou à cor implementada.
“O laminado, usado em uma cozinha como superfície de trabalho, foi embora e provavelmente nunca mais voltará”, explica Smith. “As bancadas de azulejo são as mesmas. Por isso, dê uma olhada em seus banheiros e cozinha; substitua essas áreas por material de superfície dura para obter uma aparência mais limpa e durabilidade.”
7. Tratamentos de parede e janela
É verdade que algumas decorações e recursos da era grunge ressurgiram, mas como tetos com texturas, as bordas do papel de parede não são um deles. “As bordas do papel de parede eram enormes, mas essa tendência desapareceu e, sem dúvida, fará sua casa gritar 1990”, diz Smith.
“Portanto, limpe as paredes com tinta fresca e não fique tentado a repetir esse erro de design!”. Além disso, ela acrescenta que os tratamentos de janela pesados e abafados estão na mesma linha de recursos exagerados que ultrapassaram suas boas-vindas. “Então, acabe com detalhes que obscurecem a luz natural e considere algo mais leve em cor e textura.”
8. Pisos cinza
Por fim, Jennifer Verruto, CEO e fundadora da Blythe Interiors, explica que os pisos cinza não estarão no topo como já estiveram. “Enquanto eles serviam uma estética limpa e legal, as pessoas agora querem espaços mais quentes, mais dimensionais e orgânicos”, explica ela.
“Estamos vendo muitos tons de madeiras naturais que variam de carvalho branco a nogueira e, muitas vezes, diferentes tons de madeira estão sendo combinados na mesma casa.” Se você tem pisos cinza e não é fã, mas não pode substituí-los, um tapete de destaque pode ajudar a mudar a aparência.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ É isso que você deve evitar a qualquer custo na sua sala de jogos
+ Fuja da tendência do shiplap! Moda nos programas de decoração ficou para trás
+ 4 coisas que você deve manter sempre escondidas em sua casa